quarta-feira, março 01, 2006

Carnaval tem cheiro.

Na sexta feira, dia oficial de abertura do carnaval de Recife e Olinda (oficial porque, mais de mês antes já é, na pratica, carnaval), chegava ao Recife antigo, para ver Alceu, não oficialmente uma espécie de embaixador ou rei, vcs escolhem, tocar. Alceu e troças de frevo, nações de maracatus e todo tipo de variedade que se pode ver no carnaval de Recife/Olinda. Até um trio de forró pé de serra eu encontrei! Enquanto chegava, alem do cheiro de cerveja, espetinhos sabe deus feitos do que, mijo em alguns cantos, dá para sentir o clima diferente que o carnaval tem. Para mim é tão nítido que o cheiro, não da mistura de tudo o que citei antes, chega às narinas sem muito esforço. É o cheiro da expectativa, da mudança que a época traz a uma cidade como Recife ou Olinda. É o cheiro bom da vontade de se divertir, é um cheiro que não se sente em camarotes com ar condicionado, se eles existissem por aqui, porque desses eu não vi.

Durante a semana do carnaval, toda a cidade se movimenta em torno da festa, toda a cidade mesmo. Eu pego a ônibus com meninas vestidas de passista de frevo, meninas vestidas de policia, salva-vidas, coelhinhas e, claro, olho de maneira sacana para todas elas, desejando que não estivem vestidas de porra nenhuma. Os ônibus vêm com avisos para usar camisinha, sugestivo para mim e para as meninas, avisos para ninguém quebrar, aviso para não beber, é tanto aviso que eu só lembro daqueles que já sigo durante os dias normais, o resto esqueço.

É carnaval, e eu bebo enquanto derreto nas ladeiras de Olinda, bebo enquanto ando desordenadamente seguindo qualquer troça que passe, bebo enquanto paro para falar com algum conhecido que, por milagre, eu encontre pelas ladeiras. Milagre porque, afinal, não sou benzina que conhece até os vendedores de cerveja. E bebo quando volto ao Recife Antigo para sentir novamente o cheiro de carnaval e ver algum dos shows, tipo o de Nação Zumbi. Nesse eu sinto o cheiro dos becks também. Fazer o que, no final das contas, mudei de idéia, o cheiro do carnaval é o cheiro de tudo que acontece de bom durante essa fértil semana. Fértil mesmo, muita gente não segue o conselho de use camisinha do ônibus, é o preço que se paga por andar de táxi com ar condicionado.

valeuz...